14 de fevereiro de 2009

Talian, o Vêneto Brasileiro - Regras de Acentuação

O Talian é uma língua de comunicação criada no Rio Grande do Sul pelos emigrantes italianos chegados a partir de 1875. Os recem-chegados foram instalados em linhas e travessões das colônias, sem respeitar as suas origens, sua língua e seus usos e costumes, criando evidente problema de entendimento entre eles. Da necessidade de entender-se foi sendo criada uma nova língua de comunicação, muito mais vêneta do que daquelas outras regiões da Itália que também formaram o grande contingente de italianos que aqui chegaram. Como em geral os vênetos representavam a grande maioria dos imigrantes italianos, é compreensível que também a sua forma de falar viesse a ter papel predominante na nova língua, fato que, por outro lado, pode ser comprovado nos locais onde a predominância era, pelo contrário, de lombardos ou friulanos, a predominância das palavras dos seus dialetos se torna evidente no Talian falado nesses locais.

Acentos gráficos no Talian

1- Acento grave (`) se usa para indicar os sons abertos. Ex: fràgola
2- Acento agudo (´) é usado para sinalizar os sons fechados. Ex: doménega

Regra nº1 – Todas as proparoxítonas são acentuadas. Ex.: Véneto, mèrcore, basìlico. Ménego
Regra nº2 – As palavras paroxítonas não são acentuadas, com exceção daquelas terminadas em ditongo crescente. Ex.: orgòlio, calvàrio
Regra nº3 – As palavras oxítonas que terminam com consoante não são acentuadas. Ex.: talian
Regra nº4 – As oxítonas não monossilábicas que terminam em vogal serão acentuadas. Ex: bacalá
Regra nº5 – As palavras monossilábicas só serão acentuadas quando possuirem um homógrafo átono. Ex.: dó (em baixo) de do (dois)

Fonte: Arquivos da La Piave FAINORS Federação Vêneta - Erechim RS
Dr. Luiz Carlos B. Piazzetta